CPJ assina carta aberta que pede compromisso de líderes do Congresso com a liberdade de imprensa

carta, divulgada no dia 7 para marcar o Dia do Jornalista, descreve um ambiente cada vez mais hostil para a imprensa brasileira. Jornalistas e comunicadores enfrentam “dificuldade de acesso a dados públicos, censura judicial, remoção de conteúdo, ameaças e agressões físicas, campanhas difamatórias e assédio online”. O texto também aponta os altos índices de impunidade para crimes contra jornalistas no Brasil e diz que “Apesar dos compromissos assumidos internacionalmente e das garantias estabelecidas na Constituição Federal de 1988, o Brasil tem falhado em proteger a liberdade de imprensa e apresenta riscos de retrocessos em relação a direitos conquistados.”

O documento traz sete recomendações para o Congresso Nacional atuar de forma a melhor proteger os jornalistas e garantir maior transparência e acesso à informação, e faz um alerta para que Pacheco e Lira fiquem atentos a projetos de lei em tramitação nas duas casas que podem impactar negativamente a liberdade de imprensa ou restringir o trabalho dos jornalistas.

A carta e as recomendações foram apresentadas nesta quarta-feira, em reunião virtual entre representantes dessas organizações – a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Intervozes, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog, CPJ e Repórteres sem Fronteiras (RSF) –  e o senador Rodrigo Pacheco.

Leia aqui a carta na íntegra.

Fonte: https://cpj.org/pt/2021/04/cpj-assina-carta-aberta-que-pede-compromisso-de-lideres-do-congresso-com-a-liberdade-de-imprensa/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: